Europeus divididos<br>sobre UE

Apenas um em cada dois europeus consideram positiva a adesão dos respectivos países à União Europeia segundo os resultados preliminares do mais recente eurobarómetro realizado pela Comissão Europeia.
O inquérito, que será divulgado oficialmente esta semana, mostra que a maioria dos povos integrados na UE está pessimista em relação às políticas comunitárias de desenvolvimento social e económico.
Os países onde os índices de satisfação são maiores são o Luxemburgo (71%), a Holanda (71%), apesar do chumbo do projecto constitucional em 2005, e a Irlanda (68%).
Em contrapartida, a sondagem assinala uma forte quebra no apoio à União Europeia na Áustria, Letónia e Grã-Bretanha, onde as opiniões favoráveis não representam um terço dos inquiridos. Em França, uma expressiva maioria de 56 por cento opõe-se ao projecto europeu.
Mais de metade dos inquiridos considerou que o alcance de níveis de vida comparáveis seria «o elemento mais útil ao sucesso da Europa»; apenas 26 por cento vêem a introdução da moeda única como factor decisivo e 25 por cento encaram a adopção de uma constituição comum como essencial.
Seis em cada dez defendem uma harmonização da protecção social, enquanto 63 por cento dos inquiridos receiam que o alargamento da UE a países de mão-de-obra barata aumente as dificuldades nos mercados de trabalho.


Mais artigos de: Breves Europa

UE penaliza importações<br>americanas

A União Europeia decretou, na segunda-feira, 1, novas sanções comerciais contra os Estados Unidos, como retaliação pela manutenção das subvenções governamentais atribuídas às companhias americanas e consideradas ilegais pela Organização Mundial do Comércio. O montante global das penalizações aplicadas pela UE atingirá os...

Bertinotti preside Câmara<br>dos Deputados

O secretário-geral da Refundação Comunista, Fausto Bertinotti, foi eleito, no sábado, dia 29, presidente da Câmara de Deputados italiana, com uma maioria de 337 votos num total de 630.Este resultado foi obtido na quarta votação, já que nas três primeiras voltas, realizadas na véspera, a eleição requeria uma maioria de...

Trabalhistas «corruptos<br>e incompetentes»

Cerca de 57 por cento dos britânicos consideram o Partido Trabalhista, do primeiro-ministro Tony Blair, como «corrupto» e «incompetente», revelou uma sondagem publicada, domingo, 30, no The Sunday Times, dias antes das eleições locais que se realizam hoje, quinta-feira, em Inglaterra.Segundo o inquérito da empresa...